Você sabe como prevenir o mau hálito?
Ao contrário do que as pessoas pensam, somente 5% dos problemas de mau hálito são causados por problemas estomacais. O mau hálito, ou halitose, pode ter alguns fatores relacionados para o seu desenvolvimento:
- Halitose diurna: Quando dormimos, temos um ressecamento natural na boca. Isso faz com que ácidos sejam produzidos no interior da cavidade bucal, levando o indivíduo ao desenvolvimento dessa condição. Basta realizar a escovação matinal dos dentes para que ocorra a melhora do hálito.
- Essa halitose transitória também é comum quando ficamos muito tempo sem nos alimentarmos.
- Problemas Sistêmicos: Prisão de ventre prolongada, problemas crônicos de fígado ou de rins e diabetes.
- Uso prolongado de bochechos com álcool, fumo e bebidas alcoólicas.
- Má higiene, dentes cariados, gengivite e principalmente o acúmulo de resíduos na língua, são sem dúvidas os principais fatores relacionados ao mau hálito.
Além de estar prevenindo o desenvolvimento de cáries e da gengivite, a higiene regular da cavidade oral com as três escovações diárias já consiste numa forma de controle da halitose. É muito importante a escovação da parte de cima da língua, pois é nessa parte onde ficam acumulados restos alimentares, bactérias e células epiteliais mortas, responsáveis pela formação dos ácidos causadores do mau hálito. Faça a escovação da língua com um pouco de pasta, logo após e escovação regular dos dentes. Se fizer uso de algum enxaguante bucal, opte pelas soluções que não contenham álcool na sua composição.
Escovação e Uso do Fio Dental
Uma boa higiene oral começa pela escolha correta da escova de dentes!
Características ideais:
- Uma boa escova deve ter cerdas macias, dessa forma você previne o desgaste do esmalte dental e as retrações da gengiva.
- Essas cerdas devem ser da mesma altura, para que toquem nas superfícies dos dentes ao mesmo tempo.
- A “cabeça” da escova deve ser triangular, para que você consiga efetivamente limpar os dentes posteriores.
Existe uma grande variedade de pastas e cremes dentais no mercado. Escolha aqueles que possuam entre 1400 e 1500 ppm de flúor (ppm = partes por milhão). Além disso, existem cremes dentais com Triclosan na sua composição, que é um importante agente controlador da quantidade de bactérias da cavidade oral.
Para saber sobre a concentração e sobre a presença dessas substâncias no creme dental, basta ler a composição na embalagem do produto.
Todo dente possui 5 partes a serem limpas. Lembre-se que na escovação conseguimos limpar somente 3 dessas 5 partes, sendo o fio dental responsável pela limpeza das partes entre os dentes. A maior parte das cáries se iniciam justamente nessa região, portanto tenha o hábito de utilizar o fio dental pelo menos 1 vez ao dia.
Além desses cuidados diários com a sua saúde bucal, é importante agendar suas consultas de revisão de acordo com a orientação do seu Dentista. Lembre-se que a melhor forma de tratamento é sempre a prevenção, e será um prazer atendê-lo!
Recomendações para Clareamento Dental
- Hoje sabemos que a ingestão de bebidas e alimentos com corantes não vão interferir no resultado final do seu clareamento (LOGUÉRCIO et. Al. (2013)*). Porém recomendamos que o faça de forma moderada, para estímulo do seu tratamento.
- Bebidas ácidas, como sucos de laranja, limão e abacaxi devem ser consumidas também de forma moderada, para menor sensibilidade durante o tratamento.
- Durante a aplicação do gel clareador, não é possível ingerir nem mesmo água.
- O ideal é realizar 2 aplicações diárias com duração de 2 a 3 horas cada (Ex.: uma aplicação entre o café-da-manhã e o almoço, e a outra entre o almoço e o jantar. Ou, uma aplicação durante o dia e a outra dormindo).
- Inicialmente, faça um total de 20 aplicações, para que possamos avaliar a necessidade de nova administração.
- Leve irritação na gengiva e sensibilidade são sinais e sintomas normais durante o tratamento.
- Em caso de sensibilidade muito intensa, faça o bochecho com solução fluoretada, duas vezes ao dia (Exs.: Colgate Plax ou Oral B Complete)
- Antes da aplicação do gel em sua moldeira, certifique-se que ela esteja limpa e seca.
- Tenha atenção com a quantidade de gel que será colocado na moldeira e com os espaços referentes dos dentes a serem clareados.
- Após o uso da seringa que contém o gel, acondicione-a em uma embalagem escura e guarde-a em algum compartimento da porta de sua geladeira.
- Decorridas as horas de aplicação, remova vagarosamente a moldeira e lave a boca somente com água corrente, aguardando cerca de 30 minutos para escovar seus dentes (momento de maior sensibilidade).
- Lave e seque bem a moldeira para a próxima aplicação.
- Em caso de dúvida, é só entrar em contato.
Recomendações Pré-Operatórias
Saúde Geral: Procure dormir bem, no dia anterior ao seu procedimento. Nos casos de dor de garganta, febre ou outras condições onde não esteja bem de saúde, procure nos comunicar com antecedência, para que possamos remarcar sua cirurgia.
Alimentação: É comum o paciente achar que deve estar em jejum para ser submetido a procedimentos cirúrgicos. Isso é um erro! Faça sua alimentação normal, não coma nem a mais e nem a menos em relação à quantidade que está acostumado. Evite somente o consumo de café, ou outro alimento estimulante.
Medicações em uso: É muito importante pra gente saber se você faz uso constante de algum medicamento. Normalmente as medicações para controle da pressão arterial, diabetes, reposições hormonais, podem e devem ser mantidas. Somente remédios anticoagulantes, ou à base de Ácido Acetil Salicílico, como AAS, Sonrisal, Doril, Aspirina, Melhoral, devem ser suspensos pelo menos cinco (05) dias antes do seu procedimento.
Protocolo de Medicações: Caso tenha sido prescrito algum remédio para ser iniciado antes do procedimento, procure tomá-lo na dosagem e horário corretos, assim como as medicações que precisará tomar após a cirurgia.
Todos esses cuidados garantirão um pós-operatório melhor pra você.
Recomendações Pós-Operatórias
Para que sua recuperação pós-operatória ocorra sem complicações, é necessário que siga algumas recomendações descritas à seguir, pelo período de 48 horas:
- Não faça esforço físico e não se exponha excessivamente ao sol.
- Mantenha alimentação líquida, pastosa e fria (gelatina, sorvete, sopas frias e etc…)
- Escove os dentes normalmente nas regiões que não foram envolvidas pelo procedimento.
- Não faça bochechos, somente lave a boca.
- Não fume.
- Durma com a cabeça numa posição um pouco mais alta que o normal.
- Dor e sangramento leves são normais.
- Siga corretamente as dosagens e a posologias das medicações e do colutório bucal.
- Retornar na data e no horário agendados para remoção de sutura.
- Em caso de dúvidas, é só entrar em contato.