A estrutura óssea onde os dentes estão fixados é dente-dependente. Isso quer dizer que após uma extração dentária, sempre haverá perda óssea nessa região. Em alguns casos essa perda é tão grande que precisamos indicar a realização de enxertos ósseos antes da colocação dos implantes.

Técnicas

Elevação de Seio Maxilar

Este procedimento está indicado nos casos de perdas dos dentes posteriores da arcada de cima, e utilizamos a técnica de L-PRF ou Fibrina Rica em Plaquetas e Leucócitos. Minutos antes da cirurgia é feita uma coleta de plasma do paciente (igual a um exame de sangue). Após um processo de centrifugação, uma malha de fibrina é obtida e misturada a uma porção de osso bovino, que será utilizada para o preenchimento do local. Esse concentrado tem a função de liberar fatores de crescimento que auxiliam e aceleram o processo de regeneração óssea.

Enxertos em Bloco

Esse tipo de enxerto é indicado nos casos onde houve perda óssea em espessura e pode ser feito tanto na arcada inferior como na superior. Nessa técnica, retiramos um pequeno bloco ósseo do próprio paciente (normalmente da região dos sisos) e fixamos na região de interesse.

Em ambos os casos precisamos aguardar de 5 a 6 meses de cicatrização, para posteriormente realizarmos a instalação dos implantes nas áreas enxertadas.