Os implantes orais são pequenos dispositivos de titânio que funcionam como substitutos para as raízes de dentes perdidos ou ausentes.

Sua fixação ocorre através da Osseointegração, mecanismo pelo qual há formação de estrutura óssea ao redor do implante. Após essa cicatrização, uma prótese é instalada sobre esse dispositivo, proporcionando a recuperação da função e estética.

Para quem é indicado?

A reabilitação oral com implantes é indicada para pessoas que, por algum motivo ao longo da vida, tiveram a perda de um, alguns ou de todos os dentes.

Os implantes podem causar rejeição?

Não. O titânio, material do qual os implantes são feitos, tem biocompatibilidade com o nosso organismo, ou seja, não são reconhecidos como corpos estranhos.

Pessoas com perda óssea podem receber implantes?

Sim. Em casos de perdas ósseas muito avançadas, podem ser feitos enxertos ósseos, o que hoje é um procedimento muito comum nos consultórios.

Vantagens

  • Recuperação da estética e da função mais próxima do estado natural. 
  • Proporciona uma alimentação mais efetiva e prazerosa, quando comparado às próteses removíveis.
  • Preservação de dentes vizinhos a espaços intercalados, uma vez que seria necessário o desgaste destes dentes para colocação de pontes fixas sem implantes.
  • Prevenção do processo de perda óssea, nos casos de instalação de implantes logo após a perda de um dente.
  • Melhora da confiança e da autoestima nos relacionamentos interpessoais.

Quanto tempo leva um tratamento com implantes?

Alguns casos podem ser resolvidos de forma bem rápida, em poucos dias ou semanas. Casos mais complexos podem levar até 1 ano de tratamento, isso dependerá do número de implantes envolvidos no tratamento, a quantidade de estrutura óssea disponível e a saúde do paciente.